quinta-feira, 30 de abril de 2015

TWISTED SISTER - BIOGRAFIA



O Twisted Sister é uma banda de heavy metal estado-unidense formada em 1972 em Long Island. Adotou um estilo glam rock, em que a aparência e a apresentação ao vivo era tão importante quanto a música. O visual andrógeno com direito a batom, pó-de-arroz, sombra, rouge e roupas espalhafatosas eram uma das marcas registradas dos integrantes.

A cena de um moleque estourando o tímpano dos pais ao tocar rock and roll no volume mais alto do som ficou clássica com o Kiss, mas seus seguidores do Twisted Sister também merecem a analogia: o rock dos anos 70, misturado ao glam e ao grotesco, fez dos filhos de Alice Cooper e Kiss um outro clássico.

Jay Jay French (guitarra), Eddie "Fingers" Ojeda (guitarra) e Kenneth Harrison Neil juntaram-se em 75 e, embora French tenha criado o Twisted Sister em 72 para fazer cover do glam rock, a banda completou-se em 1976 com a chegada do vocalista Dee Snider, um garoto apaixonado por Led Zeppelin, AC/DC e hard rock em geral, e do baterista Tony Petri.

Em 79, Mark "Animal" Mendoza assumiu o baixo. Mas foi só em 1982 que eles conseguiram um contrato para o primeiro álbum, Under the Blade (com o baterista A. J. Pero), que conquistou os fãs do underground.

You Can't Stop Rock 'n' Roll, de 83, transformou-se em um clássico. Adicionando heavy metal ao seu som, o Twisted Sister consagrou-se na história do rock com o álbum Stay Hungry (84), que continha os hits "I Wanna Rock" e "We're Not Gonna Take It" que, de tão tocados nas rádios e na MTV, saturaram a imagem do grupo.

A banda tornou-se um símbolo para os adolescentes nos anos 80. A banda chegou a ter tanta importãncia nos Estados Unidos que Dee Snider chegou a ser garoto propaganda do governo americano nos anos 80 numa campanha para encorajar jovens a ingressarem no exército.

Devido a paixão desenfreada de alguns fãs mais afoitos, Dee chegou a fazer um seguro milionário de seus longos cabelos louros (seu cabelo ia abaixo da cintura) e alguns fãs tentavam arrancar mechas durante os shows da banda. Os shows eram eletrizantes e embora Snider medisse apenas 1,64m, suas botas enormes e sua postura de palco faziam-lhe parecer um gigante.

Dee também tem paixão por cinema, e investiu sua própria imagem e dinheiro num filme chamado "Mórbido Silêncio", que foi lançado em esquema independente na época. O filme teve o roteiro escrito pelo próprio Snider e tornou-se cult. Robert Englund, o Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo fez parte do elenco. Eles ainda lançaram Come Out and Play (85) e Love is for Suckers, de 87, mas nunca mais alcançaram o sucesso de antes, colocando um fim na banda logo depois.

Em 1999, eles se reuniram para lançar material ao vivo do grupo e, em 2004, rearranjaram seus clássicos do Stay Hungry e os lançaram no álbum Still Hungry. Recentemente saiu um tributo a banda com importantes nomes do hard rock atual. Entre os fãs confessos da banda há nomes como Sebastian Bach, ex-Skid Row, Bret Michaels, do Poison e até Gene Simmons do KISS já teceu comentários elogiosos ao som do Twisted.

Em 2007a banda teve seu clássico "I Wanna Rock" presente no game Guitar Hero "Encore:Rock's the 80'"."I Wanna Rock" também foi licenciada, em 2002 para o jogo G.T.A Vice City, podendo ser ouvida na própria rádio do game, V-ROCK.

Em 20 de março de 2015, foi anunciada a morte do baterista A. J. Pero.


Twisted Sister no Brasil

O Twisted Sister fez um show em São Paulo, São Paulo, em novembro de 2009. Essa foi primeira vez que a banda veio ao Brasil. A turnê mundial do Twisted Sister celebrou os 25 anos do disco Stay Hungry, que apresentou para o mundo clássicos como "We're Not Gonna Take It", "I Wanna Rock" e "The Price".

Em 2010, em nova turnê, a banda retornou ao Brasil, realizando desta vez dois shows, um em Curitiba, Paraná, em 26 de novembro, no Curitiba Master Hall e outro em São Paulo, São Paulo em 27 de novembro, no Via Funchal.

Em 2013 a banda foi headliner do festival Live n' Louder, que ocorreu dia 14 de Abril no Espaço das Américas, São Paulo.Angra, Molly Hatchet, Loudness, Sodom e Metal Church também tocaram no festival.


Integrantes

Dee Snider - vocal (1976–1987, 1997–presente)
Eddie Ojeda - guitarra solo & rítmica, backing vocal (1975–1987, 1997–presente)
Jay Jay French - guitarra solo & rítmica, backing vocal (1972–1987, 1997–presente)
Mark "The Animal" Mendoza - baixo, backing vocal (1978–1987, 1997–presente)
Mike Portnoy - bateria (2015-presente)

Ex-integrantes

A. J. Pero - bateria, percussão (1982–1986, 1997–2015)


FONTE: LETRAS.COM.BR, WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário